Análise: High School DxD HerO - Ep. 7/12



E aí? Terça-feira, já sentiu saudades de DxD?

Eu realmente estou espantado. Sério. Fazia muito tempo que episódios de DxD não me deixavam arrepiado. Na real, isso só aconteceu mesmo na primeira temporada.
A verdade é que ter os episódios do volume 10 fielmente adaptados, dentro do possível, ajudou muito. Em diversos momentos era possível lembrar a light novel, tanto em falas quanto em atitudes, e isso me deixou ainda mais feliz em ter traduzido a obra. Foi como se todo meu trabalho estivesse à prova de correção. Como se tudo estivesse preto no branco para ser visto. Espero que você, que esteja lendo esta análise e leu também os volumes da light novel, tenha sentido o mesmo ao ver o trabalho que outrora leu.

Claro, algumas coisas foram cortadas, outras rushadas, e isso é algo impossível de negar. É realmente impossível dizer que em alguns momentos não faltaram detalhes ou que em alguns instantes não faria nenhum mal ter mais tempo no episódio. Eu sei. Eu concordo. Mas, ainda assim, é importante entender que adaptar tudo é fora da realidade. Precisamos cair na real que DxD, apesar do que haja de bom ou ruim na LN, tem muitos detalhes, com uma narrativa bem descritiva, o que deixa ainda mais visível a impossibilidade de conseguir passar tudo pra animação.

Ainda assim, a fidelidade que o estúdio Passione usou foi digna. Depois do ocorrido na 3ª temporada, essa fidedignidade ao enredo fez qualquer mudança de design ser mínima. Não importa se a personagem X ou Y de antes era melhor, o que importa é ver o anime seguir o conteúdo que o autor criou. Além disso, a animação, mesmo ainda de baixo orçamento, se mostrou capaz de entregar um material muito melhor do que tínhamos antes. Isso, em si, já é o suficiente para me deixar alegre. Ou vai me dizer que ver o Sairaorg e o Issei trocando socos não foi bom? Que a animação presente nos poucos instantes de luta não foi maior do que em toda a 3ª temporada?

Alguns reclamam do pouco tempo de ecchi que a temporada teve, e concordo. Comparando com as outras temporadas, esta é a que tem o menor tempo de ecchi apresentado. Mas... Será que o pessoal que reclama sabe que o motivo é a própria light novel? Será que sabem que no ponto atual em que o anime se passa a light novel está caminhando para o final do arco e assim mais e mais momentos de luta acabam sendo necessários? DxD sempre será como o Issei evolui como um “tarado honesto”, mas jamais sem ação ou enredo (como outros ecchi da vida que temos por aí... neh Shinmai?). Estamos no ponto onde desenvolvimento dos personagens e da história em si é o mais importante. Se você está decepcionado com a falta de ecchi, pois só queria ser um viciado nos peitos da obra, é melhor você rever seus conceitos como ser humano... Sério.

Agora o que resta é saber se o estúdio Passione conseguirá criar uma 5ª temporada. Existem vários boatos e sinais que esse seria o desejo (desde tuítes do autor, até o final dessa temporada), mas somente o tempo dirá se isso é algo viável. A obra no geral se saiu bem, foi bem vista por japoneses e também conseguiu até arrancar boas notas em sites internacionais. Além disso, é importante focar no fato de que vendas de BD/DVD são importantes, mas estão longe de ser o maior motivo para definirem se uma obra ganhará nova temporada ou não. Está na hora desse estilo de perspectiva ser colocado de lado. As mídias digitais já tem começado a ultrapassar a importância da mídia física tem quase 2 anos, e o pessoal ainda se apega somente nisso.

Mas o que nos resta mesmo é esperar e torcer, pois mesmo com todos os tropeços que possamos achar no estúdio e todo o hate que alguns possam criar pelo simples fato de o traçado não ser mais o mesmo (que é um ato bem infantil, convenhamos), eu ficaria mais do que feliz em ver os volumes 11 e 12 adaptados, até porque estes fecham o arco em que DxD se encontra, e assim poderiam dar um final “aceitável” a animação (que todos sabemos que jamais será capaz de adaptar toda a light novel).

Agradeço pela leitura e, sinceramente, foi mal pela demora e “análise” (isso aqui dá pra chamar disso?) básica, mas se houver uma próxima temporada, quem sabe não aconteça em melhor época?



Notas - Segundo Arco:



História: 4.5/5
Animação: 4/5
Luta: 4.5/5
Fanservice: 3/5
Nota Geral: 4/5 + 0.25 (pela excelente escolha de trilha sonora durante a luta do Issei contra o Sairaorg)