Análise: High School DxD HerO - Ep. 5/6



E enfim chegamos a conclusão do arco de Quioto.
Todos estão de volta e agora é hora de focarem no Rating Game que está por vir.
Quanto a nós, na vida real, agora é hora de analisarmos os prós e contras até aqui.

De positivo temos o fato que DxD finalmente ficou nos trilhos, como as duas primeiras temporadas. História coesa, sem muita enrolação, descartando os pontos desnecessários da light novel, afinal, não há como condensar tanto texto em cenas, e entregando o que o material original é. Isso é bom. Na realidade, no quesito história esta temporada está tão boa quanto foi a primeira. Os episódios estão bem dirigidos e acabam em sua maioria nos melhores momentos possíveis, dando aquela vontade de quero mais. Isso é algo que me angustia, mas me deixa muito feliz na temporada de um anime. Aquele desejo de quero mais é sempre importante para te manter motivado a ver o anime na próxima semana, não deixando acumular vários episódios por não ver motivo de assisti-lo rápido.

Mas, realmente, nem tudo são flores, o design dos personagens foi altamente criticado desde seu conhecimento, e não vou aprofundar nisso por já ter comentado sobre. Há quem goste e quem não goste. Mas um fato é importante, a falta de qualidade no geral tem sido baixa. Tá certo, também já comentei que DxD nunca teve muita qualidade nesse sentido e que a terceira temporada já tinha ido por água abaixo, mas, ainda assim, os personagens passam por momentos de vai e vem em exagero. Tem momentos que a armadura do Issei parece ser tomada por uma lama nojenta, as garotas parecem deixar de serem meninas para virarem homens, e por aí vai.

E como meio termo há a animação. Melhorou significativamente do que tivemos na temporada anterior, e no geral é melhor que todas as outras temporadas, mas, ainda assim, não é um tudo aquilo que esperava. E olha que eu não esperava muita coisa. O estúdio Passione não é lá essas coisas, mas Rokka no Yuusha, por exemplo, teve momentos bem melhores do que estou vendo aqui (é preciso notar que animação não é algo que acontece só nas cenas de ação...). Então, devo dizer que esse quesito também não foi lá um grande avanço, no máximo, o mais do mesmo.

Com isso tudo, a conclusão que chego é: Rolou algum desentendimento feio. Sério. Trocar de estúdio na quarta temporada do anime (ainda mais pra continuar em um estúdio meia boca), ter que fazer todo o design dos personagens do zero (e aturar a reclamação do público), e corrigir a história com um volume de light novel extra (presente no BD de BorN) e um episódio especial, não é pouca coisa.
Essa é minha visão disso tudo. Como falei na outra vez, os autores não costumam abrir a boca para reclamar publicamente porque queima o filme deles, mas se colocarem na ponta do lápis, não foi só um desentendimento básico não. Se fosse só uma pequena reclamação, era só se entenderem e tocar pra frente, mas ter todo o trabalho das mudanças pra nem ser algo de grande qualidade, é porque a coisa não foi boa.
Pelo menos, no final, estamos com uma nova temporada de DxD na qual você, que leu a light novel, pode acompanhar com aquele sentimento de fã, pois sabe que está vendo o material que leu, não algo “baseado”, com mudanças que até mesmo retiram a essência da obra.


Ps.1: Sim, é importante ressaltar QUAL A ESSÊNCIA DE DxD. Vejo muita gente comentando aqui na tradução, nos sites de download, em comunidade de dxd, em vários lugares, sobre o fato de como peitos resolvem as coisas... Sério, gente. Deixa eu dar um pequeno spoiler e uma dica pra vocês. Pare de assistir DxD então. Pois, queira você ou não, isso só vai aumentar. Estas avisado, não me venha chorar depois quando o Oppai Dragon estiver consolidado.
Ps.2: Tem gente que reclama do tamanho dos peitos das garotas, do corpo do Sairaorg. Sério mesmo? Sério que vocês ficam reclamando disso? Pois então vou corrigir um pouco isto. As garotas hoje estão com os peitos mais proporcionais aos números apresentados nas informações que o autor soltou em um databook há muito tempo atrás. Então você pode dizer que o antigo anime é que estava mais incorreto.
Sobre o Sairaorg de BorN VS HerO... O atual é sim o mais parecido com o da light novel. Se você discorda, é porque só viu umas imagens da LN (como, por exemplo, somente a imagem do volume 10) e tirou isso como verdade. A light novel no decorrer dos anos mudou a fisionomia de vários personagens por diversas vezes e possui diversos erros nas ilustrações (infelizmente é a verdade). Então não fiquem tão focados em como é o personagem na imagem diretamente, alguns realmente mudaram ao longo da LN porque ficaram mais fortes, outros simplesmente por erros do desenhista (infelizmente é a verdade... novamente. Exemplo disso é a Kuroka, no volume 7, onde o desenhista esqueceu de pintar as orelhas).
Ps.3: Desculpe não conseguir responder todas as postagens, algumas tento não interferir para não parecer que gosto de responder todo mundo (o que de fato eu gosto xD), outras eu simplesmente fico sem tempo. Sinto muito, mas eu juro que leio tudo. Não deixem de comentar só por conta disso :p
Ps.4: Essa semana, com a apresentação do episódio final do arco, o autor de DxD fez um tweet que pode ter mais por trás dele. Ao citar Cao Cao, ele comenta sobre quem sabe o vermos novamente. Para quem lê, sabe que ele apareceria novamente, então... Talvez aquela minha previsão esteja aí, batendo na porta.
Ps.5: Com isso, acho que chega de comentar sobre TNK VS Passione. Posso até comentar sobre personagens que mudarem (como já vi alguns novos que irão aparecer), mas vou me ater a focar mais no trabalho apresentado.
Ps.6: Eu resolvi fazer vários PS só pra encher o saco. Eu avisei que esse DarkKaos de agora tá meio retardado. :)


Notas - Primeiro Arco:


História: 5/5 - (dada conforme o desenvolvimento dos fatos.)
Animação: 3/5 - (dada por background, erros de desenho e cores.)
Luta: 4/5 - (não é dada pelo “quanto aconteceu”, mas sim pela forma inserida.)
Fanservice: 3.5/5 - (não é dada pelo “quanto aconteceu”, mas pelo aproveitamento.)
Nota Geral: 3.8/5 - (média; soma da nota dos critérios apresentados e dividida pelo número deles.)