Análise: High School DxD BorN - 12 - Final!


Eis que a temporada termina, e para finalizar, análise dupla!

Comecemos com a palavra para o Iury:

Não se preocupem, dessa vez será mais curto. :v

Pra quem não sabe, comecei a escrever esses “textoes” pra um pessoal que estava boiando na temporada, mas pra explicar os fatos distorcidos, eu teria que explicar o que realmente deveria acontecer, e por isso que não fiz isso dessa vez. Até o “textão” do episódio 11 foi só enrolação (meu próprio texto foi um filler :v ). Esse último episódio continuou sendo um filler, mas com algumas partes a história. Eu percebi apenas 4, e só isso não daria pra comentar muito:

Oppai Dragon Song: Como eu disse antes, ainda poderia ter a música, mas o impacto dela agora passou longe do que deveria ser na ocasião correta. No final das contas, agora o estúdio tem o argumento de: “agora o Issei está famoso, voltamos aos trilhos”.

Rossweisse: Isso era mais que ÓBVIO, na verdade, foi um dos motivos de todas essas mudanças, não só o Loki.

Corrida de 3 pernas: Diante de tantos cortes no anime, cheguei a considerar o descarte dela também. No final das contas, teve, e o beijo daqueles dois ainda podia ter acontecido aqui, apenas mais uma alteração sem sentido, em meio de tantas.

Illegal Move Triaina: ... nem lembro o que fiz na hora que me deparei com isso, mas quando dei conta, eu estava no chão. Bom, a Rias desenvolveu a Esfera da Destruição e a Asia recebeu o Fafnir do Azazel, coisas do volume 14, então um simples detalhe do volume 8 não é nada demais, não é mesmo? Ainda não sei como não me toquei, na hora que o Ajuka tocou no Issei, estava na cara.

As ocasiões restantes foram apenas parte do filler, até mesmo o “JD do clone”. Na verdade até essa cena foi mal feita, não pelos gráficos, mas pelo sentido. O Issei não poderia entrar no JD novamente, pois ele usa energia vital ao invés de magia demoníaca. O clone pode, ele possuí muita magia demoníaca, pois é uma maldição de um Deus nórdico, que pode até se teleportar com um dedo (mas não pode ser detectado por uma nekomata), certo? Pois bem, se ele possuí tanta magia, porque entrou no JD incompleto? Porque não usou a forma completa? Ele seria capaz disso, assim como o Vali. Enfim, eu não tenho muitos outros detalhes para aprofundar, assim como o próprio anime.

Conclusão final sobre High School DxD Born: Bem, só posso dizer que é uma pena, principalmente para leitores da LN (como eu), que gostariam de ver suas cenas prediletas serem animadas corretamente. A adaptação dos volumes 5, 6 e 7 é e sempre será essa. Todos os acontecimentos cortados fazem falta e são definitivamente importantes, não importa o quanto eu queira dizer que não. Demorei pra me tocar que uma de minhas séries preferidas estava sendo destroçada bem na minha frente, sem piedade nenhuma. Não tem como fingir que nada aconteceu e seguir normalmente. Com certeza os OVAs salvarão algumas coisas, mas a próxima temporada ainda terá cenas inventadas para “tentar” manter um fluxo de acontecimentos.

Já eu, Darkkaos, vou falar bastante. :D

Gostaria mesmo é de agradecer por aqueles que ficaram nestas 12 semanas lendo tanto as minhas quanto as análises do Iury (sejam as últimas aqui no site ou em outros lugares). Mesmo que vocês tenham opiniões a favor ou contrárias, o mais importante no final foi sempre a leitura de todos.

BorN teve uma progressão estranha. Tudo começa com aquele ânimo por ver novamente DxD e claro, pensando em como irá aparecer o conteúdo da obra. As duas temporadas anteriores de DxD são releituras da light novel, ou seja, pegasse o conteúdo e replicasse ele de forma a ficar agradável para a televisão, mas mantendo sequência e conteúdo. Não é necessário entender um pingo de animês para saber como funciona, já que no cinema também existe isso e o conteúdo é muito mais fácil de aprender. O medo começa quando BorN decide que é hora de fazer uma temporada baseada na light novel. Na realidade, não chega a ser o real problema, pois algumas obras baseadas também ficam boas, não há nada de errado nisso. BorN começa falando sobre os acontecimentos do volume 5, passa para o volume 7, volta ao volume 5, pincela o volume 6, vai para o volume 7, se perde no caminho, volta para o volume 6, pula pro volume 7 e fecha com um filler recheado de spoilers dos outros volumes da light novel... Esse é o percurso espantoso que o animê conseguiu fazer em uma temporada só. Mas não seria problema, se partes importantes, que dão sustentabilidade de enredo a temporada não fossem cortadas.
Do meu ponto de vista, não há explicação para certos cortes. Mudar pequenos detalhes ou cortá-los faz parte, afinal, não é possível manter 100% do conteúdo, pois nem todo ele é “aceitável” pelo público, mas certos cortes são exagerados. Quem acompanhou o desenvolvimento das análises aqui do Portal AMLN já está ciente, então não há por que tocar tanto no assunto, mas é lastimável ver certas cenas serem retiradas (Rating Game Gremory VS Sitri, verdadeiro motivo pela captura da Asia, a real luta contra o Loki e tantas outras).

Por outro lado, há aqueles que não leram a light novel e, apesar daqueles que gostaram e defendem o ponto do animê, há aqueles que também não gostaram, então criasse um meio termo até entre os não-leitores (para tirar um pouco a carga da minha crucificação). Alguns acharam a temporada confusa, assim como outros acharam a temporada um arraso. Eu realmente tento entender os dois lados, mesmo alguns me achando chato em cobrar a light novel e até mesmo compará-la com o animê. É a opinião de cada um, mas BorN não agrada tanto como as outras temporadas, tentando atrair a atenção para um foco diferente, que seria a ação e romance, mas esquecendo que para isso, uma boa animação e cuidado com os detalhes seriam necessários, e nesse quesito, não vou nem comentar. Uma imagem do episódio passado responde TUDO! Veja aqui e repare no rosto da Kuroka!

Apesar de a temporada de BorN não ter quase nada sobrando da estrutura real dos volumes 5, 6 e 7, ela ainda mantém o Balance Breaker e o Juggernaut Drive, mesmo esquecendo de diversos pontos do background da obra. No fim, alguns fãs acharam que próximas temporadas estariam destruídas...
Bom, como minha opinião, eu digo que isso não tem fundamento, felizmente (afinal, não gostaria de ver mais uma temporada dilacerada). BorN corrói vários fatores, mas grande parte é consertável, basta querer.
O Rating Game entre a Sona e a Rias não aconteceu? Paciência, o que poderia ser tirado dele já foi apresentado. Akeno e Koneko estão bem, Issei aprendeu o Bilingual.
O Saji, por exemplo, teve Vritra remontado. Não entrou em estado de fúria e nem usou realmente o “Vritra Promotion”? Paciência, já que não é tão difícil mexer nisso.
Fenrir foi capturado, o Juggernaut Drive aconteceu, Rossweisse entrou no grupo, a música do Oppai Dragon apareceu.
Note que tudo isso foi apresentado ou concluído de forma não tão agradável, mas essas mudanças não destroem uma nova temporada, só tornam a necessidade de uma pequena aplicação diferente. Talvez a falta de alguns backgrounds, como eu já falei, façam falta (Chichigami), mas aí basta dar um pequeno remendo e tudo está perfeito... Isso se o animê chegar tão longe, o que eu duvido, pois seriam muitas temporadas.

Agora falando propriamente do episódio final... Eu realmente gostaria de começar pensando em como a escolha de optimização do tempo para o conteúdo deu espaço para um filler. BorN foi dito como apertado para 3 volumes, mas no fim, se tivessem seguido de forma razoável, poderia ter muito bem dado certo. Ou seja, todas as mudanças não aconteceram por conta dos 3 Volumes, mas sim por conta da vontade de colocar uma conclusão diferente. Voltando mais uma vez ao episódio... Pensemos! Rias é frágil pelo fato do Issei não chamá-la de Rias, e Issei por sua vez possui um trauma e por isso não consegue seguir em frente. Agora vamos ao episódio final. Um confronto entre os dois, onde ela senta a porrada no Issei e... Claro, tudo termina como se ela não tivesse feito nada com ele, usando o estado de transe da maldição e o Great Red, que é representante dos “sonhos”, para corrigir um problema maior. Afinal de contas, a Rias teria que ter em suas veias “Jimo Cupim” para ser cara de pau de ainda conseguir encarar o Issei depois de bater tanto nele.
Uma coisa que há de ser comentada é: A Rias não entrou no Balance Breaker em momento algum! A “cópia” do Issei não ativou o “Juggernaut Drive” ou usou o “Longinus Smasher” em momento algum! A Rias ativou uma armadura, e a “cópia” ativou uma “forma semelhante” (provavelmente se fazendo da forma do Juggernaut Drive, claro), tanto que do peito sai magia nórdica. Não entremos em delírios.
Para ir mais a fundo do episódio final, todos já imaginavam (ou “suponhetavam”) que a atitude do Ajuka era mexer nas Evil Pieces do Issei (fica a dica que a verdadeira mudança acontece no Volume 8). Concordo até com a mudança aqui, pois poupa outro momento estranho, mas a explicação da mudança é estranha e o Issei ativou o Welsh Blaster Bishop (já que não considero o conjunto Triaina)! Algo que só se passa no volume 9, mas tudo bem, certo? O que importa é deixar definido o gancho para a 4º temporada. u.u...
A verdade é que como episódio final, o mesmo realmente agrada a partir do momento em que o Great Red aparece. Assim, tudo começa a ficar na temática que o Great Red possui, que são os “sonhos”. A cena na “praia” entre o Issei e a Rias é realmente demais, gostei muito da ideia... Se não fosse o fato de ao voltarem ao mundo humano, os dois não lembrarem realmente dos acontecimentos... o que ainda me deixa a pergunta: “Então por que é que aconteceu o filler inteiro????!”, mas não adianta rebuliçar no ocorrido e assim não estragam o conteúdo da próxima temporada. Pontos para o animê em dar um real destino aos pais do Issei e também por não deixarem de fora a cena onde eles fortalecem o fato de a Asia ser como uma filha para eles. Para fechar muito bem a temporada, temos a entrada da Rossweisse no grupo Gremory e a corrida do Issei + Asia (Quem mais notou a cara de nojo nos rostos das meninas figurantes na torcida? XD) ao som da música do Oppai Dragon... Que por sinal, foi colocada no final do episódio, dando realmente um clima agradável, mas ao mesmo tempo me fazendo chorar por dentro em não ter sido utilizada quando realmente deveria ter sido.
PS.: Ainda prefiro o PV de BorN com a música! Caso queira conferir o PV com a letra (japonês e português), feita diretamente por mim, acesse! :D

Enfim, minha opinião é que BorN até que consegue o que veio fazer, ser a 3ª temporada de DxD. Embora não tenha me agradado muito no decorrer, alguns momentos que eu gostaria de ver ainda estiveram presentes (apesar de outros faltarem) e o final da temporada pelo menos agrada bastante, mostrando que aconteça o que acontecer... Ser Rei de um Harém é o que importa!

A temporada provavelmente agrada aqueles que gostam de um animê mais “up”, mantendo cada episódio em ligação direta com o anterior, mas ainda lembro que ao mesmo tempo destrói grande parte do que a light novel construiu. Caso você aí, não queira ler a light novel, perfeito. É opção sua. Mas ao mesmo tempo, tenha em mente que você viu uma temporada corrida, com falta da trama que constrói tanto a evolução do Issei quanto dos outros personagens, e que faz DxD não ser um animê simplesmente centrado no Issei (não muda o fato de ele ainda ser o herói) ou em aumentos de poder sem explicação (note que "sem explicação" não faz apontamentos sobre seu gosto em relação a forma que eles acontecem na light novel), além de 3 episódios de filler, servindo para no máximo 15 minutos de alegria.
Se você viu BorN e decidiu ler a light novel, seja para continuar a partir do ponto onde a temporada parou, ou para ver o motivo pelo qual batemos na tecla em alguns acontecimentos da temporada, faça um favor, comece do Volume 5. Primeiro porque assim você entende o que aconteceu de verdade, e segundo, pois eu, como tradutor, não vou ficar explicando no decorrer da light novel os acontecimentos já traduzidos e será você o perdido.


Notas:


História: 3/5 - (Apesar de todas as mudanças, a temporada ainda apresentou aquilo que deveria, deixando aberta a possibilidade de uma continuação, e isso, é o que importa.)
Animação: 1.5/5 - (O estúdio fez um trabalho porco, digno de notas ainda mais baixas, pra ser bem sincero. Ao meu gosto, faltou cuidado com detalhes (reflexos, fundo, paleta de cores). Mas, no geral, ainda tentou se esforçar em algumas transformações.)
Luta: 2/5 - (O estúdio já não faz grandes cuidados desde sempre, mas naquele momento que você pensa ver uma luta legal... Acaba desanimado, pois o fator animação já leva você a perder o interesse na luta. A falta do Rating Game entre Rias e Sona influência na minha nota sim.)
Fanservice: 3/5 - (No meu gosto, faltou cuidado com os detalhes como sempre, vide momentos estranhos de peitos de personagens e as eyecatch(aquelas imagens no meio do episódio) pareciam feitas sem vontade. Além disso, o filler, maior fanservice, acabou sendo só um... “Esqueci”.)
Nota Geral: 2.25 + BOOST Darkkaos = 3.25!/5 - (Sim, idiota a ideia, tanto faz...! Enfim, temos uma 3ª temporada com ganchos prontos para a 4ª. Basta as vendas serem boas e o estúdio querer. Não serei cínico ao ponto de dizer que adorei, mas também não cuspirei na obra que tanto gosto. Se recomendo a 3ª Temporada? Se você gostar de ler, leia a light novel e depois pense se quer ver a temporada. Se você não gostar de ler, BorN lhe deixa pronto para uma próxima temporada, mas deixa muitas coisas importantes de fora. Em resumo: Uma obra suficiente para você gastar o seu tempo, mas que você deveria aproveitar lendo a light novel.)

Para finalizar esse “monólogo”, deixo meu muito obrigado e como agradecimento, uma imagem de DxD que poucos devem ter notado a existência durante um dos episódios!

HueDxDBorn
Clique na imagem para huezar em tamanho maior!



Por essa eu acho que alguns não esperavam. :P

Abraços, continuem de olho nas traduções do Portal AMLN, e caso não se importem, curtam, compartilhem, comentem, opinem. Caso queiram também contribuir com o site, inscrevam-se para receberem notícias por e-mail e/ou cliquem na propaganda que abre no canto esquerdo. Caso não queiram fazer nada disso, é opção de vocês e eu entendo. :)