Análise: High School DxD HerO - Ep. 0/4



High School DxD, 4ª temporada...

Que coisa, não? Quem diria que um ecchi genérico chegaria tão longe? Né? Pois é... Ainda mais quando se fala da atrocidade que foi a 3ª temporada.
O quê? Você gostou? Bom... aí eu não posso fazer nada. Você pode até reclamar que o Issei ficar mais forte com peitos seja desmotivacional, mas ganhar poder pela amizade/inimigo mais forte/pessoa que ama é mais chato ainda, afinal, tem em todo santo anime. E isso sim... ISSO É CHATO!
Issei virou um demônio ao invocar a Rias simplesmente por estar pensando nela e nos peitos dela, ele até mesmo tirou ela de um casamento por conta da virgindade dela. E você aí, está reclamando que ele fica mais forte por conta de peitos? Tem certeza que você viu a mesma obra que eu vi?
Não que DxD não desse um shounen até que legalzinho sem o ecchi, e não que ele não seja um ecchi normalzão, mas algumas qualidades únicas ele tem. Então esqueça sair do Juggernaut Drive da forma que BorN colocou e sim, deixe a temática dos peitos fazer parte da obra e vamos que vamos (ou então desista da obra, já avisando).

Pois é... E foi exatamente por isso que a 3ª temporada basicamente foi refeita e tivemos um episódio 0 mudando fatos. Foi tanta porcaria junta, tanto melodrama desnecessário acrescentado pela TNK (estúdio responsável pelas temporadas 1, 2 e 3) que a 4ª temporada reescreveu tudo que foi possível, fazendo o favor de adicionar o que faltou (afinal, BorN preferiu colocar um filler inútil do que explicar a história). O próprio autor explicou que ele fez a equipe INTEIRA responsável pela 4ª temporada ler TODA a light novel para ter certeza que não haveria enganos dessa vez. Logo, dá pra imaginar que o autor não gostou nada das mudanças que ocorreram da última vez. Aliás, isso é algo frequente na indústria japonesa. Alguns autores acabam não comentando e tomando atitudes para remediar a bosta, mas tem outros que deixam isso mais claro, como o autor de Mahou Sensou, Hisashi Suzuki, que falou publicamente que preferia que não tivessem animado a obra dele.

Enfim, passada a explicação pela qual DxD teve um episódio 0, vamos concentrar na mudança do estúdio, e com isso a mudança do design dos personagens. O novo visual muda o foco mais maduro do traçado das primeiras temporadas, concordo. Mas, ainda assim, nunca entendi qual o motivo daquele traçado de eroge de baixo orçamento. DxD nunca foi uma obra séria, e o ecchi não é a nível Shinmai, então o visual novo não é um “problema”. Ele é sim mais suave e pode ser visto como mais infantil “quando comparado com o antigo”, mas aí vai do seu bom senso em cair na realidade de que é só um anime. O design dos personagens da light novel sempre foi suave, e não carregado na paleta de cores, mas convenhamos que o desenho do Miyama-Zero (ilustrador da LN) é algo realmente muito bonito, mesmo sendo suave.
Eu particularmente gosto tanto da nova arte quanto da antiga. A antiga possuía um apelo maior para certos personagens (Rias e Akeno), enquanto o novo dá justiça para as personagens que sempre foram MUITO estranhas (Asia e Xenovia). Enquanto a nova Rias é menos apelativa, a nova Asia consegue finalmente não ser um patinho feio. E enquanto a nova Akeno perdeu parte do charme, a nova Xenovia consegue finalmente estar um pouco próxima do apelo que ela possui na LN. Além disso, é questão de costume. Um fato é certo, não vai mudar nessa temporada, então se contente ou deixe de assistir. Ficar chorando não vai mudar nada.

Agora, se o design das personagens no geral não te agradou, posso ter certeza que a animação tenha o feito. É GRITANTE a diferença de animação entre essa temporada e as anteriores. DxD ao longo das temporadas foi ficando cada vez mais estático, mais “som” do que efeito, que ficava deprimente vê-lo no geral e as lutas já não passavam mais o sentimento. E enquanto a primeira temporada ainda tinha a melhor qualidade de animação entre as três primeiras, a animação dessa 4ª temporada é esmagadora com todas as anteriores. Claro que nem tudo são flores. O estúdio Passione (responsável por esta 4ª temporada) não é um grande estúdio e infelizmente isso é visto claramente nos rostos. Em alguns momentos, quando não estão em foco, eles ficam bizarros, e nos momentos em foco aquele queixo pontudo e desregular me dá uma agonia. Mas, também não sejamos cínicos... A falta de constância nas primeiras temporadas sempre esteve lá (e se não lembra os de BorN, por exemplo, dá uma olhada nas minhas análises da temporada anterior, verá umas bizarrices imensas).

Sendo assim, eu diria que DxD finalmente está nos trilhos. A história está parelha com a light novel, com mudanças sutis (que é óbvio que são necessárias, seja para trazer o conteúdo mais televisivo possível ou para encaixar no curto espaço de episódios) e que ainda remetem todo o conteúdo principal da obra (basta ver que algumas cenas, e até frases, se dão exatamente como a minha tradução – alguns casos sua legenda pode estar uma bosta...). Os furos deixados na última temporada estão sendo preenchidos com flashbacks na medida do possível e ninguém está podendo dizer que “está perdido”. O design novo pode não ter agradado uma boa parcela dos fãs do anime (quem realmente lia a light novel, no geral, está pouco se importando pra isso, já que a arte da light novel sempre deu um pau em todas as esferas das adaptações de DxD), mas a animação compensa muito, afinal, fica muito mais interessante não ter que assistir ao power point da 3ª temporada. Em alguns momentos o design pode estar inconsistente, com erros de face quando em segundo plano, propoções ou algumas falhas mais gerais, mas algumas personagens ganharam um realce melhor para a história (tirando a Irina... Coitada dessa nova Irina...). E, me arrisco a dizer, que pela mudança de estúdio e a ênfase do autor em ter feito o grupo ler a obra para adaptá-la corretamente nesta temporada, as chances de uma quinta temporada são boas. Agora, mais temporadas (como alguns dizem que deveria adaptar a novel inteira...) não me arriscaria, pois o volume 12 fecharia perfeitamente o arco de ação da obra.

O que quero dizer é: Aproveite, pois esta sim esta sendo uma temporada boa de DxD para acompanhar (vlw BorN, foi bom te desconhecer!).