Análise: High School DxD BorN - Ep. 03


O episódio começa com toda a comoção contada basicamente no Vida.3, Parte 6, do Volume 5, mas com algumas adições.

Tudo começa com Kuroka explicando para Koneko sobre o espírito a forma que ela usou para que fosse percebida.
Temos uma pequena lembrança de uma conversa entre Koneko e Rias, na qual ela fala sobre os medos que tem e em como todos estão ficando mais fortes. Já na light novel essa conversa era tida entre Koneko, Issei e Akeno, mas por vontade da produção, eles sentiram que era mais importante aparar as pontas do relacionamento serva e mestra do que o apresentado na light novel.


Com um pequeno corte de cena, somos levados a saber o que está acontecendo na festa enquanto há o desenrolar que realmente importa... na light novel, pois no animê, somos apresentados à Odin, sua fiel escudeira Rossweisse, e também à seu guarda-costas, Barakiel. No final, a cena acaba se tornando uma confusão de volumes. A conversa entre Odin, Serafall e Rossweisse acontecia em uma reunião e acabou acontecendo em meio a festa; Michael aparece com Irina para continuar a destruição da verdadeira apresentação dela na escola, no Volume 6.

Voltando ao nosso pique esconde que Rias definitivamente não brincou quando criança, já que ela nem sabe se esconder, temos uma conversa onde Kuroka finalmente explica sua real intenção: levar Shirone, também conhecida como Koneko, embora. No fim, a conversa acaba demonstrando que diferente da light novel, onde a intenção de Bikou era ir embora sem muito alarde, no animê eles estão ali para ganhar tempo para Vali e uma de suas tramoias.

Sendo jogados mais uma vez de volta a festa, descobrimos que foi criado um monumento para marcar as assinaturas de paz e temos mais uma grande mistura de volumes, onde Loki aparece para atrapalhar a assinatura. Sim, Loki. Aquele que na light novel aparece em frente à carruagem de Odin e com isso mostra o quão chato mau ui ele pode ser para que Odin não assine o tratado com os Deuses japoneses . Com sua aparição repentina na festa, ele simplesmente aparece na frente dos quatro maou, demônios que estavam na festa, anjos caídos, anjos, Odin... Já do lado de Loki, temos... o que é aquilo? Fenrir.

Novamente jogados à floresta, temos o início do embate: Kuroka e Bikou VS Issei, Rias, Koneko e Tannin. Assim como na light novel, uma barreira é erguida e Bikou vira super saiyajin escolhe lutar contra Tannin, que havia entrado antes da barreira ser erguida. Enquanto isso, no chão, uma conversa finalmente tocante é tecida. Após o desenrolar da decisão de Koneko, é hora da batalha no solo também começar. A névoa produzida por Kuroka incapacita Rias e Koneko, deixando a responsabilidade mais uma vez com Issei.

Mais uma vez somos levados à festa, onde um pai só quer proteger sua filha, e o resultado mais óbvio de um embate com tantas forças poderosas acontece com Ajuka, um dos quatro maou, forçando a retirada de Loki.

Voltemos à floresta....... Finalmente Issei ativa sua Boosted Gear de brinquedo defeituosa, apanhando drasticamente enquanto tenta descobrir um meio de ativar seu Balance Breaker. As conversas são mantidas em grande parte como a light novel e finalmente Issei descobre como ativar seu Balance Breaker, ou seja, ele descobre o que lhe faltava. Com uma conversa profunda sobre peitos, finalmente temos a primeira verdadeira ativação do Balance Breaker. O restante da luta segue basicamente como a light novel, com direito até mesmo ao soco mais amedrontador que Kuroka vai vivenciar em toda a sua vida. Ao fim, Kuroka é “resgatada” por Bikou e ambos vão embora, enquanto na light novel há a apresentação de Arthur, outro membro da Khaos Brigade.

Após tudo isso, temos um pequeno relatório de Rias à Sirzechs, o qual é parte de um gancho para termos nada menos que um banho amigável entre as garotas. Nele, Koneko demonstra seu primeiro passo em aceitar a si mesma e Akeno mais uma vez conflitante com seus sentimentos.

Seguida à cena do banho, temos uma cena importante, pois trata de uma conversa entre Issei e Rias a respeito de como ela notou que ele estava se ausentando da festa. Embora ao final ele faça mais uma vez uma “pequena” confusão.

Como última cena, temos a mesma reunião que acontece na light novel, no capítulo Odin do Volume 5, mas com o tema diferente, já que no animê a cena aparece simplesmente para deixar claro que Loki está atrás de Odin.




Considerações Finais:

Realmente esperava muito mais desse episódio. Primeiro que o traçado do episódio passa longe de HD. Pensei em um primeiro momento que fosse por causa da versão ao vivo do Japão que vi, mas ao olhar a versão HD legendada, fiquei sem palavras. A qualidade do episódio inteiro beira a porca.

Diversas cenas foram alteradas ou então arrancadas. Eu me lembro de ter comentado a falta da cena onde a Koneko expressa seus reais medos e não é que ela foi colocada? Mas contada para outra pessoa. Não me julguem como extremista, mas qual o real significado da mudança? Nenhum.

O episódio inteiro é uma terrível bagunça em meio a tantos acontecimentos saindo de seus lugares. Ter lido a light novel atrapalha bastante nesse sentido, pois sei a ordem dos fatos, mas para quem não leu também não deve ter sido nada agradável os pulos de cena entre floresta e festa, por isso a explicação a seguir não estará seguindo a ordem total do animê.

Na floresta, o Bikou explica sobre senjutsu, mas o Issei do animê não tem cronograma para perguntas, então ele que morra com suas dúvidas. O animê é quem mais não deveria cortar a explicação, pois ela não existe só para contar linhas (certo, ela existe pra isso também), mas sim informar quem vê a expressão pela primeira vez. A TNK acha que todos sabem e pronto. Atitude deplorável de um estúdio. Claro que pode ser explicado em outro momento, mas se for, retiro o que eu disse. Por enquanto, essa é a verdade. Não é por que sei o significado que acho justo com quem não sabe.
Além disso, o próprio autor da light novel falou que pararam de focar na qualidade dos peitos para focar nas lutas durante o animê. Eu mesmo comentei isso aqui. Eu realmente acredito que ele falou isso por respeito ao estúdio, contrato, ou o que for. A verdade no fim aparece nesse episódio. A animação da luta é péssima, o Tannin contra o Bikou no céu parecem mais bonecos de cera, com direito ao Tannin planando enquanto o Issei faz a decisão de sua vida. A Kintoun (nuvem voadora) é definitivamente a nuvem de areia do Gaara o ápice do trabalho porco. O Balance Breaker ocupou toda a verba do estúdio. Com certeza a conversa entre Tannin, Issei e Rias sobre qual peito "apertar" é engraçada, mas o complemento final da Koneko me fez rir demais. Sem palavras para o momento em que ela vê a transformação.

Devo dizer que pelo menos o Odin concorda comigo quanto as roupas da Serafall, já que ela parece uma senhora da década de 30. No fim, só acho que faltou aquele toque pervertido. Ele é um pervertido, mas um pervertido de palavras no animê, já que o olhar dele fica no horizonte.
Na festa, Loki se apresenta como junto à Khaos Brigade, mas que era por vontade dele. Ora bolas, Loki não era o fodão que se achava o cara e não gostava de quem não fosse nórdico? Além do mais, esse Loki tem um dos piores designs que já vi na minha vida. Aliás, retiro o que disse, o pior design vai para o Fenrir.

Ainda assim, o autor também expressou que ele estava gostando de como a temporada está ficando. Bom, logo acima já citei os motivos pelos quais ele pode ter falado isso, mas ao contrário dele, eu tenho uma visão bem diferente. A história dele está recebendo tantas mudanças que daqui a pouco parece que o trabalho dele era mais porco que outra coisa. Uma das perguntas que passou pela cabeça do meu amigo (vimos o episódio legendado ao mesmo tempo) que também lê a light novel foi: "Sim. Agora o Issei vai apertar os peitos da Rias e ativar o Juggernaut Drive?". Pode parecer uma piada boba, mas definitivamente tive que rir pra não chorar quando ele falou isso, já que a tentativa em juntar 3 volumes causou toda uma comoção horrível durante o episódio.

Não me conformo e não importa o quanto digam, o fato de o Issei já apresentar asas no Balance Breaker. Ele ter ativado o Balance Breaker não significa estar completo, significa que ele despertou por completo. São duas coisas diferentes. As asas são um efeito da mutação que o Juggernaut Drive causa na Scale Mail. São fatos diferentes, afinal, o Juggernaut Drive não abrirá a opção somente das asas. Existiam formas muito melhores de exemplificar que este Balance Breaker é o verdadeiro. Tirando que a planada que ele dá ao receber o ataque da Kuroka mostra claramente que ele estava voando... Ninguém plana no mesmo lugar por tanto tempo.

Apesar de tudo, falas interessantes foram mantidas, como as falas de explicação entre o Bikou e o Tannin; a apresentação do Odin; a apresentação do Loki; as tristezas da Koneko; o quão fraco o Issei se sente; o estado emocional do Ddraig. As conversas chaves podem ter sofrido alteração de momento ou personagens em foco, mas pelo menos elas existem, dando continuidade ao roteiro. A inclusão da cena onde a Rias explica como ela havia notado a saída do Issei me deixa mais feliz, mostrando que nem tudo está perdido.

Devo considerar que a trilha sonora, apesar de muitas vezes ser repetitiva de instrumento, foi a melhor parte do episódio inteiro.

No geral, apesar de ter sido o episódio mais esperado, foi o pior episódio até aqui. O animê dá sinais claros de como a temporada está corrida e como isso trás problemas, mas claro que ainda faltam 9 episódios e isso não cava a sepultura da temporada inteira.

Notas:

História: 3/5
Animação: 2/5
Luta: 1.5/5
Fanservice: 4.5/5

Nota Geral: 2.75/5



Espero que tenham gostado desta análise. Caso não tenham gostado, digam o que acreditam que deve melhorar que na medida do possível tento (mas não esperem muito de um amador como eu, pois somente fiz isto por pedidos).

Caso não se importem, curtam, compartilhem, comentem, opinem. Caso queiram também contribuir com o site, inscrevam-se para receberem notícias por e-mail e/ou cliquem na propaganda que abre no canto esquerdo. Caso não queiram fazer nada disso, é opção de vocês e eu entendo. :)