Animes 2015 - Portal AMLN

Oscar_2015_Anime

Direto dos estúdios “Gurobo” de produções... Oscar 2015!
Certo, certo, viajei, eu sei. Mas vamos lá, final de ano, bebida à vista, quem não?

Diferente de animes de temporada, prefiro contar na lista de 2015 aqueles animes que também terminaram em 2015, já que a lista é mais geral. Sendo assim, alguns animes que começaram em 2014, mas só foram concluídos em 2015, também estão no páreo!
Com isso, eis que apresento os melhores (e os piores) animes que “vi”.
Ps.: Deixei uma breve explicação do motivo, não que seja importante.



Melhores animes de 2015 em conteúdo geral

Shigatsu wa Kimi no Uso
Dungeon ni Deai o Motomeru no wa Machigatteiru Darou ka
Shimoneta to Iu Gainen ga Sonzai Shinai Taikutsu na Sekai


3 animes com conteúdos bem diferentes se for ver no geral.
Shigatsu roubou a cena completamente para mim, mas isso também não torna os outros ruins. Uma história mais profunda, tratando do lado psicológico e um romance mais "humano" dão essa conquista ao show.
DanMachi trouxe o personagem apelão, mas mostrou isso em uma comédia/aventura, amenizando o fato e ao mesmo tempo tornando o anime agradável de se assistir.
Shimoneta foi o anime do ano em que mais ri. Piadas bem trabalhadas, mas infelizmente requeria um pouco de “analogia” com trocadilhos japonesas em alguns momentos.



Decepções

High School DxD BorN
Tokyo Ghoul A
Dog Days''



DxD só consegue ser explicado com uma palavra: “Deprimente”. Quem leu as análises entende minha decepção.
Essa “temporada” de Tokyo Ghoul conseguiu jogar ainda mais na lama o que a primeira vinha fazendo. Apesar de não ser “espetacular”, a primeira temporada (primeiro cour, na verdade) ainda tinha a essência de Tokyo Ghoul. Já A é um dos piores lixos que já vi.
Dog Days'' conseguiu estragar o que as duas primeiras temporadas construíram. A franquia não era espetacular, longe disso, mas conseguia ser divertido ver os episódios. Na terceira temporada, só conseguia ficar pensando se teria coragem de terminar de assistir.



Top Personagem masculino

Yato


Não há muito que explicar. Sério, cômico, viajado, e, ainda por cima, foda. Na segunda temporada, mostra ainda por cima o quão frágil é. Mostrando que até um “Deus” tem suas fraquezas em Noragami. Vale lembrar, que o Yato não é nenhum santo. ^^



Top Personagem Feminino

Tohsaka Rin


Sem comparar ela com o Shirou, é fácil ver que ela acha algumas coisas completamente triviais, dando um ar mais carismático para a personagem (mesmo Tsundere). Sem contar que a personagem aparece em vários outros pontos da franquia (Zero, Filme de UBW, Stay Night antigo), deixando essa personalidade à mostra. As linhas do desenho da personagem fazem bem aos meus olhos também.



Melhor sonoplastia

Shigatsu wa Kimi no Uso


Impossível não citar Shigatsu. Músicas que vão de “Brilha Brilha Estrelinha” até Etudes de “Chopin” é difícil de deixar de lado. As músicas se misturando, trazendo momentos marcantes dos episódios e ainda sendo regravadas realmente dá  o assento especial para o show.


Melhor Animação

Fate Stay Night Unlimited Blade Works


Certo, certo, Fate STUBW não teve muitas cenas de animação bombásticas, mas as que tiveram, foram bem acima de diversas médias. Os traçados dos personagens e a animação das lutas foram belos. Confesso que teria aprovado mais se não tivessem acontecido alguns CGs, principalmente nos primeiros 10 episódios.



Direção

Shimoneta to Iu Gainen ga Sonzai Shinai Taikutsu na Sekai


“Ah, mas o anime nem bem tem um conteúdo.”... Bom, bem dito, o anime é uma comédia. Se nada de fato acontecesse, não teria mudança alguma no anime. Mas, colocar um anime de comédia, onde a comédia é a falta de lógica sexual das pessoas, criando a “anti-heroína” mais viajada do século... Não é pra qualquer um.



Roteiro

Noragami Aragoto


Convenhamos, há coisa melhor em um anime do que terminar o episódio e você ficar se perguntando: “Cadê o outro?”. Pois é, noragami tornou cada episódio importante, criou uma gama alta de personagens úteis e finalizou o que estava por acontecer (Bishamon, Hiiro (ou Nora, pra quem preferir)). Algumas mudanças sutis do mangá, mas, tirando o Yukine, que no mangá faz um papel melhor e menos infantil, todas agradaram.



Entretenimento

Shigatsu wa Kimi no Uso

Entenda que entretenimento significa “entreter”, que por sua vez, significa “divertir; envolver”. Ou seja, não significa só ser divertido. Significa que você irá aguardar; que você fará de tudo para ver. E que no final, você ficará contente. Satisfeito por ter gasto seu tempo ali. E mesmo sabendo como os episódios iam passando, já que acompanhava o mangá mesmo antes do anime, cada episódio foi único. Animes de Slice of Life ou romance normalmente são vistos de péssima forma no Brasil, onde as pessoas possuem costumes mais diretos (chega, pega, beija, próxima), mas o anime lembra ainda um pouco a forma mais romântica da coisa. E, apesar do conteúdo, em alguns momentos meio distorcido para a idade dos personagens, eles ainda vivem como adolescentes. Descobrindo a vida e amores. Uma obra que vou realmente lembrar para sempre.