Análise: High School DxD BorN - Ep. 02


Como a outra análise tratou sobre abertura e encerramento também, hoje tentarei ser bem mais incisivo durante o comparativo animê x light novel e o que não for explicado nisso, estará nas considerações finais.

O segundo episódio de High School DxD BorN começa com a cena já premeditada, ou seja, a ida até a casa dos pais da Rias. Com já premeditada, acrescenta-se o fato de que era obviamente esperada uma mudança. Enquanto o grupo era recebido com fogos de artifício, salvas de tiros, carruagens e lindos jardins na light novel, no animê, eles foram recebidos com um corredor polonês de empregados e a aparição de Millicas, tão qual foi apresentado na light novel. Com exceção do lugar e da falta de bons modos dele, já que na light novel ele é descrito com mais “nobreza”. As mudanças fazem muita diferença? Para alguém detalhista como eu, teria sido ótimo se tivesse sido como foi na light novel. Passaria muito mais a sensação de “imponência”, mas não ter acontecido não muda em nada a história, então está tudo bem. A família Gremory estava sem os soldados disponíveis, os cavalos demoníacos estavam descansando no dia e o Sirzechs não educou direito o filho, mas até aí tudo bem.

Em seguida somos apresentados pelo mal educado Millicas à Venerana Gremory. Essa cena na light novel acontece de uma forma completamente diferente. A mãe da Rias recebe a todos com muito mais elegância, já que na light novel ela parece muito mais nobre. No animê, se ela não fosse descrita como a mãe da Rias, poderia muito bem passar como a babá do Millicas. Até a semelhança entre elas é mínima. Uma lástima ela ter sido apresentada de forma tão precária, pois isso tirou todo o ar de nobreza que eu poderia sentir nela.

O jantar começa em suma parecido com o apresentado na light novel, tendo direito até ao lustre o qual na light novel o Issei fica admirando e lembrando sobre a apresentação dos quartos, algo que não existe no animê. As falas do jantar no animê foram um pouco modificadas, sendo a conversa do castelo a primeira a chamar a atenção. Prefiro a cena da light novel, já que a do animê é vazia. Se houve tempo para criar uma cena nova, havia tempo para recriar a da light novel. No fim, o pai da Rias parece simplesmente um afobado e não um maluco fora da casinha, como ele é na realidade. Mudar a personalidade dos personagens é algo irritante, tanto que chegamos ao outro fato sobre o jantar. Na light novel, a conversa sobre o Issei chamar o pai da Rias de pai (no sentido sogro) é muito mais intensa, terminando em uma discussão feia entre a Rias e a mãe. No animê, a mãe da Rias é uma passiva completa, dando espaço a uma cena fofa de constrangimento à Rias, mas para um animê que começou explorando as falhas da Rias, isso foi um belo erro de curso. A história começa a mostrar inconsistência em suas atitudes.

A apresentação dos quartos foi trocada pela estadia neles, ou seja, hora de dormir. Tanto faz apresentar ou dormir, e com isso posso tratar a cena como divertida, onde temos direito a um olhar extremamente estranho da Xenovia na cama (me pergunto até agora o que ela estava pensando), e uma bela chave de coxas para que o Issei possa dormir e eu possa gargalhar demais com a cena.

As duas cenas seguintes, onde há uma conversa entre pais e filha, e a Koneko treinando sozinha são tão e somente do animê. Além disso, desnecessárias. Se há tempo para se gastar em uma cena inútil, que não acrescenta em nada no animê, há tempo para se focar em cenas mais importantes. Uma pena o animê estar dilacerando cenas importantes e fazendo adição de cenas de alicerce para sentimentos que vão ser contornados em poucos episódios.

Finalmente chegamos ao treinamento. Pera lá, treinamento? Isso mesmo, treinamento. Esqueça o Issei conhecer um pouco mais o submundo, esqueça ele aprendendo sobre a família Gremory ou então o alfabeto demoníaco. Particularmente, acredito que isso possa vir a ser uma cena extra do Bluray, pois as lições com a mãe da Rias são parte importante da história.
Voltando ao assunto principal, é hora do treinamento. Como já falado na primeira análise, era impossível fazer uma entrada magnânima para o Tannin, visto que ele foi apresentado em outro lugar. Mas como a outra apresentação dele no animê foi digna, não há o que se perder. No fim, a cena até ficou engraçada e dá pra tirar a essência de como a Rias é um demônio quando o assunto é treinamento. A apresentação dos treinamentos foi alterada, com o Issei sendo o primeiro, para que pudesse haver o detalhamento dos outros treinamentos. Em geral, não há muito que reclamar, visto que é só uma animação do que já é apresentado na light novel, apesar de a essência do Issei ouvir o treinamento de cada um deles ter sido decepada com ferro quente. Os treinamentos que merecem atenção são o do Kiba e da Akeno. No caso do Kiba, resolveram demonstrar o mestre dele por um simples manto. Não precisava contar quem ele é, mas poderiam então nem mostrar daquela forma. Já o da Akeno, bem... Quem chamou o Magneto pai dela? Particularmente não gosto da aparição dele ali e ponto, sem mais comentários. Basta ler a light novel para entender. Essa é a minha resposta para ele ali.
O treinamento do Issei com o Tannin é vazio, sem impacto algum. Bom, melhor haver uma breve apresentação dele do que nenhuma, mas mesmo assim, é porco. A aparição do Sairaorg no modo Popeye sem espinafre é infundada, idiota, patética e um gancho ridículo. Se houve tempo de fazer isso, fizessem a cena entre o Issei e o Azazel, que por sinal, faz falta não existir. Espero a aparição dela no Bluray ou em algum momento desconexo do animê.

Na próxima cena, já temos todos de volta de seus treinamentos, onde a volta temporária do Issei é dilacerada por um açougueiro gordo cheio de sangue. Eu sei que a cena ainda está ali, mais foi reduzida a uma conversa sem muito sal entre a Rias e o Issei, tirando até a chance de o Issei conversar diretamente com a Koneko e com a Akeno, as verdadeiras encrencadas aqui. Pelo menos tive a oportunidade de ver a minha personagem preferida em uma de suas formas mais fofas heheheheheheh seca a baba.

Após isso temos a festa. Mas calma, não temos só a festa........ Temos também a reunião dos demônios juvenis........ E tudo junto....... E misturado........ E......
Juntar os dois acontecimentos é um trabalho para gênios. Mas como não há gênios na equipe da TNK, a cena virou uma bagunça. Um verdadeiro pardieiro. Pra mim, é a parte mais ridícula de todo o episódio.
A apresentação de personagens é horrível, apesar de deixar uma incógnita: Em dado momento, o Sirzechs está reunido com certas pessoas. Conseguem adivinhar quem são? ^^. Após escrever essa parte, li uma informação oficial: Existem 3 pessoas importantes nesta festa que não são citadas diretamente. Já dei a primeira pista antes, procurem. :)
A festa tem algumas conversas aleatórias e fora de foco, como a conversa entre o Issei e a Akeno, o que deixa o evento ainda mais sem graça e só abre espaço para a conversa da outra cena: “Espero que nada de errado aco— BAMMMM!”. Nada como um problema seguindo o desejo de não acontecer nenhum problema....

Seegvaira: Nada muito diferente do que já havia sido visto em uma aparição (confira aqui), apesar de terem mudado o fato de que ela deveria estar com outro tipo de roupa.
Zefardoll : Tirando o cabelo arrepiado e a atitude de otário, ele não é nada parecido com a light novel. Opinião pessoal? Não gosto desse tipo de mudança. Acho algo completamente desnecessário. Se o autor quisesse assim, ele mesmo teria feito, simples.

Pelo menos a aparição do Majin Boo versão magra Sairaorg acontece como na light novel. Apesar da cara de mau do Sairaorg indicar uma notória fome. Sim, vou manter essa reclamação até o fim dos meus dias. A adição do Diodora apoiando a Asia foi sem graça. Uma introdução para um gancho, onde definitivamente terão que mudar a cena quando ele se apresenta, ou ele vai chegar e dizer: “Asia Argento... Nós finalmente nos encontramos.”, como na light novel? Problema? Não, mas realmente os ganchos estão ficando sem sentido.
No fim, eu só queria que ao juntar os dois eventos, que no final das contas ficaram separados, eles tivessem pensado no fato de onde cada um deveria estar. Que raios a Ravel está fazendo no encontro dos demônios juvenis???? Ela não tem nada haver com isso... No geral a cena dela ficou quase como a da light novel. A Isabela não estava, mas quem lembra dela?

Para complementar a falta de cuidado ao juntar os eventos, temos a cena da Koneko seguindo um “espírito” no animê. Os dois locais, apesar de diferentes fisicamente, tanto na light novel, como no animê (pelo menos parece um outro andar/sala/anexo no início), acabaram virando um só lugar, o que demonstra a falta de cuidado ao criar a cena. A falta do gatinho, que foi trocado por um choro de lamento provavelmente do Sairaorg com fome foi meio desnecessário, principalmente quando o animê tenta reforçar a ligação dela com gatos. Seguindo isso, temos outro corte que acaba não fazendo sentido, pois já que estão demonstrando cada vez mais a afeição entre o Issei e a Rias, mudar a cena do elevador acaba não tendo nem pé nem cabeça. Vai entender. As outras mudanças da cena foram do tipo necessárias, comendo menos tempo do animê e não me incomodam nem um pouco.




Considerações Finais:

Bom, realmente me senti dividido ao ver o episódio. Enquanto o episódio parece dinâmico e vai fluindo bem, ele também parece mais fluído do que uma torneira aberta. Quando pensei ter achado o primeiro episódio corrido, é por que não tinham lançado o segundo. O episódio parece uma obra de arte do tão conhecido Jack, o estripador. Cenas cortadas, decepadas, jogadas ao vento para que o telespectador capte tudo que acontece ao redor. São tantas cenas cortadas que me sinto ainda mais abençoado por ter lido a light novel. A discussão no jantar, o treinamento mais detalhado, a volta do Issei antes do treinamento terminar ou os aprendizados com a mãe da Rias fazem falta e são definitivamente importantes, não importa o quanto eu queira dizer que não. Mas sempre haverá aquele que não concorda e entendo isso, é a opinião que cada um tem. Mas e quando falamos sobre a reunião dos demônios juvenis falando sobre seus sonhos? A decisão do Rating Game extraoficial? A conversa entre o Issei e o Azazel no treinamento? A conversa entre o Issei, a Akeno e a Koneko? A ida em cima do Tannin até a festa?
Quando pegamos todos esses pontos, é impossível passar batido dizendo que não faz falta. Faz falta e muita falta, principalmente conforme se lê os volumes da light novel. Também acaba impossível pensar que todas elas estarão em cenas extras no Bluray ou em OVAs adicionais.
Em alguns sites, os usuários reclamaram da falta de ecchi e que isso seria culpa do animê estar corrido. Bom, em partes é verdade, mas esse momento da light novel é menos focado nisso, demonstrando o quanto a obra também pode ser mais séria e menos focada nisso o tempo todo. Para os amantes do ecchi, esperem um aumento no próximo episódio.
Apesar de não esperar muito da equipe, eu esperava um cuidado com o grupo pós-treino. Na light novel fica meio nítido que eles tiveram algum ganho visível, já no animê, o ganho visível com o treinamento é proporcional ao tempo que treinaram durante o episódio. Ou seja, nada. Alguns dizem: “Ah, mas o Issei parece mais alto.”. Bom, tenho a dizer que foi apenas a inconsistência dos personagens e que no fim, nada mudou. O resto do episódio deixa isso claro. Falando em personagens, até o Sairaorg ganhar alguns músculos ou desaparecer no limbo da temporada, continuarei a reclamar do fato de que ele precisa ganhar uns músculos. Deprimente ver ele. Como nem só de inconsistência os personagens são feitos, notasse que os personagens têm uma movimentação mais fluída, o que ainda me deixa animado quanto às lutas no decorrer da temporada. Espero que isso não traia a minha expectativa. Além disso, o episódio mostrou a correção nos olhos da Kuroka, que agora não parece mais ter a necessidade de uma cirurgia.
No geral, volto a focar no fato de que a temporada está indo bem. Mas ir bem não muda o fato de como a história está sendo passada. Para quem não leu a light novel, o animê está um prato cheio, pois apresenta tudo que é necessário, mas para quem leu, falta “aquela” emoção que a light novel passou e que se esperava no animê.

Notas:

História: 3/5
Animação: 3/5
Luta: 2.5/5
Fanservice: 4/5

Nota Geral: 3.12/5



Espero que tenham gostado desta análise. Caso não tenham gostado, digam o que acreditam que deve melhorar que na medida do possível tento (mas não esperem muito de um amador como eu, pois somente fiz isto por pedidos).

Caso não se importem, curtam, compartilhem, comentem, opinem. Caso queiram também contribuir com o site, inscrevam-se para receberem notícias por e-mail e/ou cliquem na propaganda que abre no canto esquerdo. Caso não queiram fazer nada disso, é opção de vocês e eu entendo. :)